terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cláudio Silva planeja uma boa transição em Parobé

Depois de ser eleito por duas oportunidades como o vereador mais votado de Parobé, Cláudio Silva (PT), 35 anos, comandará a prefeitura do município a partir de janeiro. Ao seu lado, Irton Feller (PMDB), como vice, tem a experiência de ter chefiado o Executivo nos mandatos iniciados em 1988, 1996 e 2000.

A história política e pública de Cláudio Silva teve início com seu trabalho em movimentos sociais. Em 2001 foi eleito conselheiro tutelar, exercendo a função durante a gestão 2002/2004, fazendo parte das coordenações microrregional, regional e estadual de Conselhos Tutelares.

Em 2004 foi o vereador mais votado do PT e o mais jovem da história do município. Em 2008, concorreu à reeleição, e novamente foi eleito com o maior número de votos para o partido.

Dois anos depois, foi candidato a deputado estadual, mas não foi eleito. Na época, governador Tarso Genro o convidou para presidir a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada a Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos. Lá permaneceu até abril deste ano, quando descompatibilizou para concorrer ao Executivo.

Infraestrutura e segurança

Na avaliação de Cláudio Silva, outro ponto essencial e que também será um grande desafio é a questão da infraestrutura da cidade. “Temos que melhorar os serviços básicos, como de limpeza, de sinalização de ruas, de iluminação pública. Antes de grandes obras, precisamos primeiro dar condições básicas para a nossa comunidade. Isso é essencial, é básico de um governo”, destaca Silva, que ainda diz que é necessário arrumar as ruas, eliminar os buracos, fazer canalizações e sinalizações em todos os bairros.

Já na segurança pública, que será outro ponto que terá um olhar diferenciado, a prioridade será aumentar o efetivo. “Temos grandes desafios, mas estamos nos preparando para isso. Quanto à segurança, vamos tentar aumentar o número de policiais na cidade. A comunidade também precisa se sentir segura ao caminhar pelas ruas do municípios”, adianta.

Saúde

Cláudio Silva diz que em seu plano de governo há muitas prioridades, mas em ordem de importância, a questão da saúde ocupa a primeira posição. “O município passa por um momento difícil, com demissões de funcionários vinculados à saúde e quem sai no prejuízo é a comunidade que mais precisa”, destaca Silva.

Além disso, na educação, a primeira ação será a contratação de professores em janeiro para que no início do ano letivo os alunos tenham docentes. Um outro desafio será suprir a demanda de mil vagas na educação infantil. “Hoje, mil crianças esperam por vagas. Nosso desafio será suprir essa demanda nos primeiros dois anos de governo.”

Identidade do município

Para Cláudio Silva, Parobé se destaca por ser a cidade com o maior número de ateliês. Ele considera essencial ter um olhar especial aos pequenos empreendedores. “Vamos fortalecer as empresas locais.

Vamos dar suporte, assessoria para que possam se desenvolver e, além de fazer os serviços terceirizados, que possam também iniciar uma marca própria”, diz. O prefeito eleito revela que a proposta é que o município tenha sua própria identidade. “Assim como, por exemplo, Canela é conhecida como a terra do chocolate, queremos também implantar a marca em Parobé. Sapato de Parobé será a nova identidade.”

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA

Em termos quantitativos, o prefeito Cláudio Silva conta com a minoria. Dos 15 vereadores eleitos, apenas cinco são da coligação Frente Popular e Democrática, mas isso não o assusta. “Vamos dialogar com os 15 vereadores com o mesmo respeito. Queremos trabalhar em sintonia”, salienta. Os eleitos da Câmara: Aldir Fabris (PTB), João Ademir da Silva (PTB), Moacir Clomar Jagucheski (PPS), Roberto Carlos dos Santos Pereira (PTB), Altair Ika de Avila Machado (PTB), Edson Loriston Lovatto (PSD), Lindemar Valdir Hartz (PMDB), Diego Dal Piva da Luz (PDT), Alex Luis de Souza (PR), Eneas Rodrigues da Silva (PMDB), Jair Bagestão (PT), Idamir Antonio de Moraes (PSDB), Vandro da Silva (PR), Maristela Toffoli Rossatto (PT) e Antônio Carlos dos Santos (PDT).

Fonte: NH online

Nenhum comentário:

Postar um comentário