quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sem férias para a música na Banda Comunitária de Parobé





É tempo de férias, mas os integrantes da Banda Municipal Comunitária de Parobé seguem em plena atividade. Mesmo com o recesso de aulas, os adolescentes comparecem duas vezes por semana aos ensaios na escola Malthus Krummenauer, no bairro Vila Feliz. “Como são instrumentos difíceis de tocar, qualquer parada acabaria atrasando o processo”, justifica o regente Marlus Nunes dos Santos, explicando que um dos segredos do aprendizado é justamente a prática contínua.

O projeto é vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) instalado na Vila Feliz. A titular da Pasta responsável, Angela Pandolfo Rambo, demonstra entusiasmo com a iniciativa, que está em andamento desde março de 2010. Para ela, antes de mais nada, é uma forma de tirar os menores das ruas, aproveitando o tempo ocioso deles com uma atividade útil e prazerosa, o que reforça a necessidade de continuar o trabalho mesmo durante as férias.

A constituição da banda surgiu a partir de um projeto da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que contemplou dez prefeituras gaúchas, uma delas a de Parobé. Além do professor regente, o projeto disponibiliza os instrumentos de sopro e percussão para o aprendizado musical dos estudantes. São trombones, bombardinos, trompetes, tubas e pratos, que os jovens já manejam com boa desenvoltura, a ponto de se encorajaram a apresentações em público, como já ocorreu no desfile cívico e em eventos municipais no ano passado.

Quando mais se aprende, mais interessante fica

A participação dos estudantes na Banda Municipal Comunitária de Parobé é espontânea, como testemunha Mateus dos Santos Bueno. Aos 13 anos, ele foi incentivado pelo regente a empunhar um instrumento que impressiona pela envergadura: a tuba. “Eu mesmo quis participar e estou muito feliz aqui, pois sei que meus pais sentem orgulho de mim”, diz o menino, garantindo que ensaia em casa pelo menos uma hora por dia.

As amigas Thayrine Rodrigues dos Santos, 15, e Caroline Oliveira, 18, também ingressaram e permanecem no grupo musical por vontade própria. “No começo, era apenas um hobby, mas, na medida em que vai aprendendo, a gente se interessa cada vez mais”, contam as jovens, que tocam bombardino.

Segundo o regente Marlus, mesmo com as férias, a freqüência é boa nos ensaios. Nos dias de forte calor, a atividade ocorre ao ar livre, como aconteceu na metade desta semana. Além de manter o contato com a música, os encontros servem para aprofundar os conceitos teóricos dos integrantes da banda, como, por exemplo, a capacidade de ler partituras.

E é nesse último aspecto que a secretária de Assistência Social vislumbra mais um mérito da iniciativa liderada pela sua Pasta. “Quem sabe, a partir daqui possamos encaminhar alguns desses jovens para um projeto de vida profissional ”, observa Angela Rambo, com a concordância do regente, que cita exemplos de dois ex-alunos hoje voltados à carreira musical. Pela dedicação dos seus atuais pupilos, nada impede que possam seguir o mesmo caminho...

Divulgação/Alvaro Bourscheidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário