quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Jovem deu a luz a um bebe com duas cabeças

Uma jovem de 23 anos deu à luz um bebé com duas cabeças idênticas, segunda-feira, no Brasil. O menino, que nasceu com 4,5 kg, sem nenhuma outra complicação, está sob os cuidados de pediatras na Santa Casa de Misericórdia do Pará.



Bebé nasceu com duas cabeças
Os gémeos Jesus e Emanoel

Maria de Nazaré deu entrada no hospital de Anajás, na Ilha de Marajó, a 639 quilómetros de Belém, capital do Pará, Brasil, na passada segunda-feira, para dar à luz o terceiro filho, ainda sem saber que seria notícia mundo fora.

Isto porque a jovem fez o acompanhamento pré-natal, mas não realizou qualquer ecografia durante a gestação, revelou o médico obstetra que fez o parto de Maria Nazaré.

"Identificamos por meio de um ultra-som que o bebé tinha duas cabeças e imediatamente accionamos a equipa médica e o bloco cirúrgico para fazer a cesariana", contou o director da unidade, Claudionor Vasconcelos, ao portal "Terra".

A cirurgia terá durado cerca de uma hora, porque, de acordo com a equipa médica, o bebé estava sentado numa "posição difícil".

"Mesmo com todos os problemas estruturais de um hospital do interior, os médicos conseguiram o objectivo, que foi de salvar tanto a mãe como o bebé", comemorou Vasconcelos.

O menino estava consciente e não precisou ser transportado para os Cuidados Intensivos da unidade depois do parto, avançou o portal brasileiro.




Bebé nasceu com duas cabeças
Vista aérea de Timbo, localidade de Maria de Nazaré, a mãe dos gémeos siameses

A notícia de que um bebé com duas cabeças tinha nascido espalhou-se rapidamente pelo pequeno município de Anajás, arrastando milhares de pessoas para a frente da unidade, ávidas por ver a criança.

O bebé, no entanto, foi transferido para um hospital da capital Belém, onde os médicos puderam constatar que se tratavam de dois bebés que dividem órgãos vitais, mas têm cérebros diferentes.

Tratava-se, portanto, de um caso de gémeos siameses, defendem aqueles médicos. No entanto, a questão não é pacífica.

Em entrevista ao Diário Online do Pará, o médico José Brasil revelou que as duas cabeças da criança são unidas pelo tronco. Os primeiros exames revelaram que a criança tem apenas um coração e os órgãos vitais estão a funcionar em plenas condições.

Os médicos que estão a atender as crianças falaram que ainda é prematuro pensar em cirurgia de separação. No entanto, admitem que será impossível manter as duas crianças vivas.

Por enquanto, mãe e filhos estão bem e conseguem alimentar-se normalmente. Os gémeos, que revelam grande apetite, já foram baptizados de Jesus e Emanoel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário