segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Operação Cartola é julgada nas urnas

Ainda sob análise do Ministério Público e d o Tribunal de Justiça, a denúncia contra prefeituras investigadas pela Operação Cartola não tem data para um veredicto final.  No entanto, os eleitores não esperaram pelos tribunais e usaram o voto para fazer julgamento: apenas três prefeituras investigadas vão seguir sob o mesmo comando nos próximos quatro anos. Em outras cinco a oposição venceu a disputa e assumirá o comando da cidade a partir de janeiro de 2013.

Prefeitos reclamaram da dimensão da operação já prevendo futuros danos políticos

Apenas São Sebastião do Caí e Cachoeirinha reelegeram os prefeitos investigados na operação desencadeada pela Polícia Civil em maio do ano passado. Em Osório, o atual prefeito elegeu o sucessor. 

"Como eu não era candidato o assunto não foi pautado pelos adversários e acredito que não influenciou o resultado. Nosso projeto de governo seguirá nos próximos quatro anos", afirma o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior (PDT).

No entanto, em outros cinco municípios os eleitores trocaram o comando: Alvorada, Canela, Parobé, Tramandaí e Viamão elegeram candidatos adversários à situação. Em Alvorada, que segundo a investigação foi o embrião do esquema de fraudes, o prefeito João Carlos Brum (PTB) entende que a dimensão dada a operação atrapalhou o desempenho. "Mas e se a Justiça nos julgar inocente no futuro, quem vai reparar esse prejuízo político?", questiona ele, que também reclama da morosidade para o esclarecimento completo das suspeitas.

A Operação Cartola foi desencadeada em julho do ano passado pela Polícia Civil, que apreendeu documentos para tentar comprovar um suposto esquema de contratação fraudulenta e superfaturamento de serviços prestados por empresas de publicidade junto a prefeituras municipais. As fraudes teriam desviado pelo menos R$ 30 milhões dos cofres públicos.Na época, a FAMURS chegou a reclamar ao governador do estado sobre o método utilizado pela Polícia Civil no cumprimento dos mandatos nas prefeituras.

Fonte: Esquina Democratica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário