terça-feira, 3 de abril de 2012

Produtor de Milho de Parobé é destaque na região



Um agricultor de Parobé é destaque na região pela quantidade de terra em que cultiva o milho. Trata-se do produtor rural Percival Rodrigues, da localidade de Fazenda Pires, que tem uma área plantada de milho equivalente a 100 hectares. Segundo ele, toda a produção, que é 50 toneladas de silagem por hectare, já está vendida. “A chegada do frio diminui as possibilidades de alimentação do gado leiteiro e de corte. Quando acontece uma significativa redução das pastagens e, em consequência disso, o pecuarista precisa adotar alternativa. A silagem de milho é uma boa opção para suprir essa demando na alimentação bovina”, disse.

O coordenador da Agricultura da prefeitura de Parobé, José Moacir Nunes ressalta a parceria com a Prefeitura Municipal, que sede os maquinários para plantação e colheita, acompanhamento de um técnico agrícola, Vinicius Bortoluzzi, que lhe concede as informações necessárias de como fazer uma plantação que produza bem. “Gostei das orientações, foi à segunda vez que plantei o milho e vou continuar, pois consegui uma silagem de qualidade e o consumo entre os animais aumentou. Não me arrependo de ter seguido a orientação”, destacou.

Além, disso, a Administração Municipal faz a intermediação na compra de adubos e fertilizantes diretos da indústria, por preços mais razoáveis. ”Isso é de suma importância para que possamos continuar plantando”, destaca Percival. Ainda segundo ele as dificuldades são com as máquinas para o escoamento da produção, por outro lado, enfatiza que sua safra não sofreu com a estiagem por ter sido a plantada no “tarde, a safrinha” como é conhecida.

Ele está entusiasmado pela rentabilidade da produção e pretende continuar cultivando o milho para a silagem. “É o 2º ano que produzo a silagem e pretendo continuar”. Agora essa mesma terra será arada para o novo plantio, nesta estação do ano, é tempo de cultivar a aveia e o azevém. Todos os trabalhos são realizados pela família.

Além disso, Percival possui uma Cabanha que produz 3 mil litros de leite por dia, onde também grande parte de sua produção de silagem é consumida.

Ailton Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário