segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Produção local garante o 6º Feirão da Melancia em Parobé


O 6º Feirão da Melancia, que se realizará em Parobé a partir do próximo final de semana, contará exclusivamente com a produção do próprio município. A garantia é do secretário de Agricultura, Roberto Santana Jr., que está à frente da organização do evento programado para a Rua Coberta da Praça 1º de Maio, no centro da cidade.

Ainda na semana passada, ele foi pessoalmente ao interior para conferir o desenvolvimento de algumas lavouras. A visita foi acompanhada pelo diretor da Pasta, Nilvo Maggioni, e pelos técnicos agrícolas Venícius Bortoluzzi e Paulo Haack, além da agrônoma Ana Helena Barbieri, do escritório municipal da Emater. A constatação foi de que, apesar da estiagem verificada desde novembro, diminuindo a produtividade, Parobé terá condições de suprir todo o abastecimento do Feirão da Melancia.

Foi o que pôde ser observado na propriedade de Sandro de Moraes, na localidade de Salto. Numa área de três hectares, o produtor espera colher aproximadamente três mil frutas, que deverão render em torno de 50 toneladas. Na visita à lavoura, ele já tinha reservado várias melancias para levar à feira, algumas delas pesando mais de 20 quilos.

Sandro acusa uma perda de 50% na produção da fruta que é uma das suas principais fontes de renda, juntamente com o milho, feijão e aipim. Em todas as culturas, houve quebras acarretadas pela seca. “Se não tivesse chovido um pouco na metade de dezembro, não teria colhido quase nada de melancia”, reconhece.

Segundo Moraes, 50% da produção da fruta são comercializados no evento promovido pela Prefeitura. O restante é entregue de porta em porta ou colocado em mercados de Parobé e Taquara. “Neste ano, espero que consigamos vender tudo novamente, ainda mais que as melancias desta safra estão mais saborosas, pois a escassez de chuva deixa-as mais doces”, relata.

A feira se estenderá até 22 de janeiro, funcionando diariamente das 8 às 22 horas. A abertura na sexta-feira, dia 13, terá desfile de carroça pelo centro da cidade, com distribuição de pedaços de melancia para degustação do público. Durante a programação, a venda da fruta in natura e derivados será feita em tendas montadas na Rua Coberta. Diversos outros produtos coloniais também estarão à disposição dos visitantes, que ainda poderão se divertir com a animação do Musical Real Madrid, apresentação de danças alemãs e bailes de terceira idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário