sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Parobé terá Unidade de Pronto Atendimento 24h


Durante viagem a Brasília nesta semana, a prefeita Gilda Kirsch confirmou a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas em Parobé. A previsão é de que a nova estrutura de saúde comece a ser construída ainda neste ano, em local ainda a ser definido. O serviço prestará atendimento médico de urgência e emergência, além de procedimentos ambulatoriais e exames de radiologia.

A confirmação do investimento ocorreu durante reunião da prefeita e da secretária municipal da Saúde, Andréa Eismann, com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), órgão do Ministério da Saúde, na Capital Federal. A União liberará recursos na ordem de R$ 1,4 milhão para construção do prédio da UPA e aquisição de equipamentos que servirão à unidade. Como contrapartida, a Prefeitura fará a doação da área onde será implantada a estrutura, enquadrada na categoria Porte 1.

Conforme a prefeita Gilda, inicialmente o Governo Federal destinará um valor de R$ 100 mil mensais para o funcionamento e pagamento de pessoal da UPA, mas o valor deverá ser elevado na medida em que novos serviços forem sendo agregados. A Prefeitura e o Governo do Estado também ajudarão a manter a estrutura com repasses mensais.

Segundo a chefe do Executivo, a implantação da nova unidade permitirá desafogar a demanda que atualmente recai sobre o Hospital de São Francisco de Assis e a própria rede de postos de saúde do município. “Além disso, a UPA estará equipada para um atendimento mais qualificado nos casos de urgência e emergência, servindo como porta de entrada principal”, destacou Gilda. Para ela, a conquista de mais esse avanço na área da saúde, representará a garantia de salvação para muitas vidas que correm risco sempre que há necessidade de remoção para serviços especializados em outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário