segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Duas toneladas de lixo são retiradas do rio Paranhana




Agregado a uma iniciativa regional liderada pela ONG Cururuay, um mutirão de limpeza retirou duas toneladas de lixo das águas e margens do rio Paranhana, em Parobé. A ação ocorreu na manhã do último sábado e foi conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio de várias entidades locais e de voluntários da comunidade.

O titular da Pasta responsável, Alexandro de Oliveira, participou do trabalho de campo, a exemplo da vice-prefeita Nelsi Lázaro e do presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, Altair Machado (Ika). O grupo, com cerca de 30 integrantes, percorreu o trecho do rio Paranhana entre a pedra do bairro Paraíso e a ponte que faz a ligação com Taquara.

No caminho, recolheram resíduos sólidos jogados na água e nas barrancas do rio. Foram encontrados materiais dos mais diversos tipos, como sofás, colchões, pneus, quadros de bicicletas, gabinetes de computador e de televisão, além de uma grande quantidade de garrafas e sacolas plásticas. Tudo foi reunido num caminhão e transportado para aterro sanitário em Minas do Leão.

A prefeita Gilda Kirsch marcou presença no final do mutirão e parabenizou os voluntários pela iniciativa. “São pequenas atitudes como esta que ajudam a preservar a vida. O que vocês fizeram foi pelos nossos filhos e netos”, comentou.

Segundo o secretário Alexandro, além do efeito prático, a ação teve por objetivo a sensibilização da comunidade, principalmente da população ribeirinha. “A consciência do problema as pessoas já têm. O que precisamos agora é que elas se sensibilizem a não largar o lixo no rio”, ponderou.

Apoiaram a ação em Parobé bombeiros do município, membros do Lions Clube, clubes de desbravadores Alpes do Vale e Falcões, Defesa Civil e barqueiros particulares. A Vigilância Sanitária distribuiu panfletos aos moradores, contendo dicas para evitar a proliferação de ratos e do mosquito da dengue, entre outras orientações.

Divulgação/Alvaro Bourscheidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário