domingo, 1 de janeiro de 2012

Chuva intensa interrompe estiagem no Vale do Sinos

Nível do Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo subiu com a chuvarada
Nível do Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo subiu com a chuvarada


A forte área de instabilidade que se formou entre a madrugada e o começo da manhã entre o sul da serra e a Grande Porto Alegre, causando fortes chuvas no Vale do Sinos e aliviando um pouco a estiagem, fez com que o volume de chuva nas últimas 24 horas, em Campo Bom, chegasse a 111,5 milímetros. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 16 horas de ontem, foram registrados 38,5 milímetros e outros 73 até as 10 horas de hoje.

Em São Leopoldo, a chuva chegou a 30 milímetros somente neste domingo. Em Sapiranga, onde a chuva provocou pontos de alagamento, medições acusavam 75 milímetros. Em função dos altos volumes de precipitações nas últimas horas, os meteorologistas da MetSul alertam para o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas do vale.

A perspectiva é de mais chuva para hoje na região, com pancadas cuja intensidade pode variar de fortes a torrenciais em alguns momentos. A área de instabilidade deve se deslocar para Oeste e levar chuva forte para vários pontos do Vale do Caí.

Este primeiro dia de 2012 pode registrar maiores volumes de água na região desde outubro. Para a MetSul, o cenário é semelhante ao ocorrido em 6 de fevereiro de 2010, quando o Vale do Sinos teve chuva intensa com acumulados de até 130 milímetros em apenas uma manhã em São Leopoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário