sábado, 14 de janeiro de 2012

Chuva desaloja familias no Litoral Norte


Chuva provoca alagamentos e desaloja famílias em Caraá, no Litoral Norte Cid Martins/Agência RBS
Arroio ficou cerca de quatro metros acima do nível normal e alagou ruas do município Foto: Cid Martins / Agência RBS

Enquanto a maior parte do Estado sofre os efeitos da seca, a chuva que começou nesta sexta-feira provocou inundações no município de Caraá, no Litoral Norte.

O Arroio de Caraá, que corta o município, ficou cerca de quatro metros acima do nível normal, alagando ruas, invadindo casas e deixando famílias ilhadas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Antônio Augusto Borges, há cinco famílias desalojadas. Borges disse que o nível do arroio começou a baixar e que, se não voltar a chover, a situação deve estar normalizada em até oito horas.

A professora Leonilda Presente Bulher, 41 anos, teve a casa invadida pela inundação e aguarda o recuo da água para poder entrar na residência, onde mora com o marido e dois filhos.

— Acordei e percebi que água estava subindo muito rápido. Ainda bem que deu tempo de levantar boa parte dos móveis e equipamentos eletrônicos — afirma.

A chuva também causou transtornos em Santo Antônio da Patrulha e Osório, onde trechos da RS-030 ficaram alagados. Também houve alagamentos em pontos da freeway.

Fim de semana chuvoso

A previsão é de que a chuva continue em parte do Estado durante o fim de semana, devido à formação de um centro de baixa pressão atmosférica junto ao litoral gaúcho. Esse fenômeno favorece o transporte de umidade da Amazônia em direção ao Sul do país formando nuvens e mantendo a presença da instabilidade no Rio Grande do Sul. Durante a madrugada a chuva foi persistente em trechos da Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Até o início da manhã, o maior volume de chuva registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi em Tramandaí, com mais de 29 milímetros.

Nas próximas horas, o sistema de baixa pressão mantém o céu encoberto, com chance de chuva a qualquer hora no norte e no leste do Estado, sobretudo entre o Alto Uruguai, o Planalto Médio, Serra, Litoral e Grande Porto Alegre. O tempo fica ventoso em todo o Litoral, com previsão de mar agitado e ondas de mais de dois metros de altura junto à costa. Do centro ao oeste do Estado, o sol predomina e ajuda a elevar as temperaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário