quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cidades onde Dia do Evangélico é feriado já são pelo menos 3

Prefeita Dina também aprovou
o programa "Deus na Escola"
Pelo menos três cidades têm o Dia do Evangélico como feriado.

Além do Distrito Federal e Algodão de Jandaíra, no sertão da Paraíba, Farol (PR) decidiu que todas as atividades da cidade devem parar uma vez por ano, no dia 11 de maio, em homenagem aos evangélicos. Farol tem 4.000 habitantes e fica a noroeste do Paraná.

Pelo fato de o Estado brasileiro ser laico, conforme determina a Constituição, nenhuma cidade, a rigor, poderia transformar em feriado uma data especifica de uma religião.

Como no Brasil já existem dois feriados católicos nacionais - 12 de outubro (Nossa Senhora da Aparecida) e 2 de novembro (Finados) --, além do Natal, que abrange todos os cristãos, a comunidade evangélica dessas três cidades (se não houver outras) não se sente nem pouco constrangida em impor à população um feriado que só lhe diz respeito.

Em Farol, o feriado do Dia Municipal do Evangélico foi sancionado no ano passado pela prefeita Dina Cardoso (foto), do PMDB. O projeto de lei – uma iniciativa do vereador Agnaldinho do Cachorro Quente (PV) – foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

O texto da lei determina que a prefeitura, em parceria com as igrejas evangélicas, promova eventos para comemorar a data religiosa.

O vereador Agnaldinho, na fase de discussão do projeto de lei, argumentou que já existe uma lei municipal dedicada aos católicos – é 13 de junho, Dia de Santo Antonio, o padroeiro da cidade.

Em junho deste ano, a comunidade evangélica de Farol deu mais um exemplo de seu poder de influência na administra pública com o lançamento do programa “Deus na Escola”, com a implantação do ensino religioso na rede pública escolar.

Na oportunidade, Dina discursou: “Em Farol, Deus está na escola, no amor, na família, na fé e na vida”.

Com informação do site da prefeitura de Farol, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário