segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vice-prefeito gera polêmica ao usar bandeira municipal em culto na cidade de Guaiba.


Felipe Prestes

Um vídeo publicado no YouTube neste sábado (13) gerou polêmica na cidade de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Nele, o vice-prefeito Marcelo Reinaldo (PDT) participa de um culto evangélico, faz uma oração pelo município e depois aparece enrolado na bandeira da cidade, atirado sobre o palco da igreja. Ao seu lado, pastores afirmam no microfone que Guaíba havia sido governada por “autoridades de entidades espirituais estranhas” e que “a partir de agora vai haver o tempo de o Senhor administrar a cidade”.

Ao Sul21, o vice-prefeito conta que é adventista e que o culto, ocorrido no dia 17 de julho, era da igreja Nova Vida com Cristo e que, ainda, foi chamado ao púlpito sem saber exatamente o que ocorreria. Marcelo Reinaldo não viu problemas na utilização da bandeira do município. “Não vejo problema na questão da bandeira, de as pessoas estarem orando pelo município e ter um símbolo para orar”, afirma.

Ele critica a divulgação do vídeo, afirmando que pediu para integrantes retirarem a filmagem da internet. No entanto, o vídeo foi publicado novamente no YouTube, ação que atribuiu a adversários políticos. “O pastor pediu para eu ir ao púlpito porque queria orar pela cidade. A bandeira era deles, eles tinham ali. Para mim foi uma experiência única, mas não é a minha igreja. Infelizmente um vídeo interno da igreja foi parar no YouTube. É um momento pré-eleitoral. Evidente que alguém deve estar utilizando isto para denegrir minha imagem, ou para criar um ambiente”, defende-se.

Marcelo Reinaldo diz ainda que não permitiria que o enrolassem na bandeira do município, mas alega que estava orando, de olhos fechados, quando o enrolaram, sem ter visto. “Eu acho que eu não permitiria, eu não vi que me enrolaram na bandeira. Fechei o olho e fiquei orando e nem vi que tinha sido enrolado na bandeira”, relata. No vídeo, o vice-prefeito parece estar de olhos bem abertos.

“Não concordo com o pastor”

Marcelo Reinaldo não concorda com a declaração do pastor, que diz no vídeo que a Guaíba foi governada por “autoridades de entidades espirituais estranhas”. “Não conheço nenhum ex-prefeito que tenha ligação com entidades estranhas”, afirma. Reinaldo também nega que esta afirmação signifique que há, na prefeitura, ou por parte de pastores evangélicos, perseguição a outros cultos.

O vice-prefeito diz ainda que não ouviu a declaração de que “a cidade será administrada pelo senhor”, mas também não concordou com ela. “Não me recordo que tenham dito isto. Eu não concordo. O gestor administra para todas as pessoas. Na minha loja tem gente de casas de religião, da católica. Na prefeitura, cada secretário é de uma religião. O Estado é laico”, destaca.

Marcelo Reinaldo conta que, em um final de semana, chegou a ir a 12 cultos de diferentes religiões evangélicas para pedir a participação dos cidadãos na Consulta Popular, ressaltando que jamais pediu voto para si. “Em todas as igrejas as pessoas me convidam, eu subo no púlpito. Eles me dão a palavra, oram pelo município. Naquela igreja filmaram um culto que é daquela igreja. Em outras igrejas não tem. Na minha igreja não há isto”. E destacou que 27% dos moradores de Guaíba participaram da consulta, o que acredita ser um dos maiores índices de participação do Estado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário