terça-feira, 30 de agosto de 2011

É de Parobé cabanha vencedora do Freio de Ouro na Expointer


O nome de Parobé ganhou destaque no primeiro final de semana da Expointer 2011, que se realiza no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma cabanha do interior do município foi a grande vencedora na final do 30º Freio de Ouro na categoria de animais fêmeas, com a égua RZ Reclusion da Carapuça, e também levou o prêmio de Ginete do Ano, por intermédio de Cézar Augusto (Guto) Schell Freire.

As conquistas foram obtidas nas disputas ocorridas no último domingo na tradicional feira agropecuária, valendo para aquela que é considerada a principal prova da raça crioula. O feito coube à cabanha Profecia, estabelecida há apenas um ano na localidade de Morro da Pedra. O empreendimento é dos uruguaios Jorge e Leandro Williams Purcallas, pai e filho, que resolveram investir no Rio Grande do Sul depois de uma experiência de vários anos no Rio de Janeiro.

A escolha do município, segundo Jorge, levou em conta a localização geográfica favorável de Parobé, situada numa posição central, próxima a espaços credenciadores e classificatórios da raça equina crioula, que é o negócio da família. Além disso, segundo o criador, pesou na opção por Parobé a amizade com um amigo agropecuarista da cidade vizinha de Sapiranga.

A égua Reclusion é natural do município de Cristal, mas atualmente permanece na cabanha parobeense, onde agora deverá ser utilizada para fins reprodutivos. Conforme Jorge Purcallas, além da valorização dos animais campeões, a possibilidade de obter ganhos com futuras crias é a principal motivação para inscrevê-los em competições de grande visibilidade como o Freio de Ouro, no qual precisam demonstrar uma série de habilidades para as lides campeiras.

O criador reconheceu que foi muito importante a vitória em Esteio logo na estreia da sua cabanha, considerando o alto grau de disputa do concurso, que passou por várias classificatórias e, segundo ele, teve a participação de mais de 3.500 animais, oriundos de diferentes partes do Brasil. O ginete Guto Freire é de Santo Antônio da Patrulha e também obteve o seu primeiro título no Freio de Ouro, que é organizado pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos).

Ao saber da conquista, a prefeita Gilda Kirsch questão de cumprimentar os proprietários da cabanha Profecia. “É uma grande honra para todos nós e vocês representaram muito bem o município num evento tão importante como é a Expointer”, comentou, anunciando a intenção de fazer uma visita nos próximos dias para conhecer pessoalmente o empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário