Com um tema muito sugestivo, “Cidade dos Meus Sonhos” os alunos de 7ª e 8ª séries, da Escola Municipal Ana Maria Fay dos Santos, de Parobé, escreveram um livro cada série.
A ideia da coordenadora do projeto, cujo lançamento aconteceu dia 14 de dezembro, na própria escola, professora Clair dos Santos Wlhelms, foi de usar a criatividades dos alunos, para que cada um colocasse no papel os seus anseios quanto ao lugar ideal para se viver. Cada aluno produziu o seu próprio texto, falando tudo o que gostaria que a sua cidade possuísse para que seus habitantes tivessem uma vida tranquila e feliz. Não faltaram itens como habitação, trabalho, segurança, educação, meio ambiente, lazer, entre outros. Foram 4 turmas, duas da 7ª com 52 textos, em um livro e outras duas da 8ª série, com 55 textos, em outro livro. Segundo a professora Clair, o incentivo para desenvolver o projeto foi através de leituras de livros e jornais, desde o 2º bimestre quando os alunos tinham que realizar trabalhos de interpretação, que falassem de que eles entenderam da leitura feita. ”Isso desenvolveu neles a capacidade de interpretação e de redação, através desse aprendizado os textos foram produzidos e todos com muita qualidade e criatividade”, disse Clair. Essa tiragem foi de 120 exemplares que foram vendidos a R$ 5,00 e adquiridos pelos alunos e professores. O projeto visa ainda uma segunda tiragem.
O diretor da escola, José Rogério Prates, elogiou a iniciativa da professora Clair, “foi um trabalho magnífico porque eles transmitiram suas ideias com clareza e desenvoltura, colocando no papel aquilo que eles aprenderam em aula. Todos estão de parabéns por esse belo trabalho”, disse Prates.
Outra incentivadora da leitura na escola é a coordenadora pedagógica, Andréa Romming Bueno, “sou uma grande incentivadora de projetos porque através disso temos resultados concretos como esse do livro escrito pelos alunos”, disse. Os educandos também ficaram muito felizes com o resultado dos seus escritos. A aluna da 7ª série Vanessa Borges, disse que foi um experiência muito linda.”Tivemos um grande aprendizado, foi muito gratificante”. Disse. Ela também destacou que surgiu um sonho, de um dia escrever para algum órgão de imprensa ou até mesmo um livro. Para o aluno da 8ª série, Anderson Guilherme da Silva, o projeto foi muito bom “porque nos ensinou a ler, coordenar e escrever textos. Isso só foi possível, graças ao apoio e incentivo da professora Clair”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário