Chuva alagou ruas e calçadas em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos
A mudança no tempo na tarde desta terça-feira causou chuva com queda de granizo em municípios do Vale do Sinos e da Região Metropolitana. O fenômeno foi registrado em Sapiranga, Portão, Dois Irmãos e Triunfo, conforme a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros. Há relatos também em Charqueadas e Novo Hamburgo.
Na maior parte desses municípios, a queda de granizo ocorreu por volta das 16h, acompanhado de uma chuva forte durou menos de uma hora, segundo os bombeiros.
Em Triunfo, houve registro de danos. De acordo com Corpo de Bombeiros, casas do bairro Estaleiro foram danificadas. Em Dois Irmãos, no Vale do Sinos, também houve transtornos em residências, conforme os bombeiros.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS, a chuva registrada nesses municípios deve chegar a Porto Alegre até o final da tarde, com risco de temporal. Às 17h25min, o céu estava escurto na Capital, porém ainda não havia chuva.
— Essa instabilidade deve atingir Porto Alegre e cidades próximas com força. Alerta também de temporais e chuva forte na Serra, Litoral Norte e Vale do Paranhana nas próximas horas — diz Estael.
A chuva deve ser rápida na Região Metropolitana nesta terça-feira. A tendência é de que a instabilidade que atua sobre a Campanha, Fronteira Oeste e parte da Metade Sul desde o início da manhã chegue a Grande Porto Alegre de forma consistente na madrugada de quarta.
— Aí sim teremos uma chuva regular, ao longo de toda a quarta — explica Estael.
Sensação de 40°C em Porto Alegre
O avanço da frente fria provocou chuva e ventos fortes no sul do Estado, mas a metade norte ainda continuava sufocada com o calor no meio da tarde desta terça-feira.
Enquanto Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura se mantive na casa dos 24°C, às 15h (ontem, no mesmo horário, fazia 38,2°C), em Porto Alegre, apesar da nebulosidade que já cobria toda a cidade, os termômetros marcavam 36°C no aeroporto Salgado Filho, na Zona Norte.
A combinação do calor com uma umidade relativa do ar de 46% elevou a sensação térmica para 40°C na Capital, segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS. No Jardim Botânico, a estação do Inmet registrava 34,8°C às 15h, com sensação de calor de 39°C devido à umidade de 44%.
No sul do Estado, além de derrubar as temperaturas, a chegada da frente fria produz boas quantidades de chuva em cidades como Jaguarão (28,8 mm) e São Gabriel (22,6 mm), mas também gerou rajadas de vento de até 65 km/h em Uruguaiana, Dom Pedrito e Alegrete, onde a temperatura recuou 8,5°C em apenas uma hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário