quarta-feira, 6 de março de 2013

Mil alunos são atendidos pelo Programa Municipal de Inclusão Educacional



O governo do prefeito Cláudio Silva tem uma atenção diferenciada com a inclusão da pessoa com deficiência. O PMIE - Programa Municipal de Inclusão Educacional está iniciando seus trabalhos nas escolas municipais de Parobé.

Esse trabalho se dá através do DAEE - Departamento de Atendimento Educacional Especializado, ligado a SEEDUC – Secretaria Municial Educação.

O PMIE irá disponibilizar quatro espaços com atendimentos especializados para os estudantes da rede municipal de educação. O DAEE atua como referência nos processos inclusivos, oferecendo apoio técnico clínico, grupos terapêuticos, assessoria as escolas e aos pais e coordenação de todo o programa. O CMAEE - Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado atua como espaço de escolarização, possibilitando maior autonomia aos alunos que serão incluídos na rede regular de ensino. O AEE - Atendimento Educacional Especializado atua nas escolas municipais, tendo um responsável técnico para assessorar e trabalhar com alunos e professores na perspectiva da educação especial. O PROINT - Programa Municipal de Inclusão no Mercado de Trabalho destaca a ação de assessoria e sensibilização das empresas inclusivas, com grupos de alunos do programa que estão no mercado de trabalho e com grupos de pais destes alunos, dando suporte para as familías.

Para a coordenadora do programa, Mônica Facio o objetivo é a inclusão de fato da pessoa com deficiência na sociedade. “Todos nós temos o direito de acessar os bens e serviços públicos de qualidade, não importando as diferenças sociais, de classe, de existir ou de fazer.O PMIE tem objetivo de trabalhar na perspectiva, de romper com as barreiras inclusivas buscando a emancipação da PcD, possibilitando que os mesmos se tornem gestores de sua existência”

A Secretaria de Educação, Maristela Rossato destaca que esse projeto é essencial para a inclusão de todos os nossos alunos, “teremos assessoria específica nas escolas municipais, bem como orientações na gestão da escola, para que eles possam compreender melhor o processo e acolher nossas crianças, efetivando a inclusão social”, finalizou Maristela.

“Incluir todas as pessoas com deficiência e dar a atenção que elas necessitam foi um dos pontos que sempre defendi em minha vida, portanto, na nossa administração, não vamos medir esforços atender essa parte da sociedade que muitas vezes cai no esquecimento”, destacou o Prefeito Cláudio Silva.

Cláudio relata ainda que “o ato de educar perpassa os portões e paredes escolares estando presente na comunidade e na vida pregressa tanto do professor quanto do aluno, buscamos uma ação descentralizada do fazer técnico-pedagógico, assessorando pais, alunos e professores a melhor existir e vivenciar os espaços sociais. A principal função do DAEE é estruturar uma rede de trabalho em direitos humanos dentro do ambiente escolar”. Finalizou o Prefeito Cláudio Silva.

O Programa trabalha sobre as orientações dos marcos legais do Ministério da Educação, na perspectiva da educação especial, as resoluções da Câmara Nacional de Educação, LDB, convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência e Declaração de Salamanca.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Parobé

Nenhum comentário:

Postar um comentário