quinta-feira, 10 de maio de 2012

Morador de rua ganha barraca para passar as noites na região central de Porto Alegre


Morador de rua ganha barraca para passar as noites na região central de Porto Alegre Felipe Daroit/Agência RBS
Freitas instalou a barraca em frente ao Largo Zumbi dos Palmares Foto: Felipe Daroit / Agência RBS

Um morador de rua chama a atenção de quem passa pela Avenida Loureiro da Silva, na área central de Porto Alegre. Vivendo há cerca de uma semana no local, o catador de lixo Manuel Eduardo Freitas, de 47 anos, trocou o abrigo embaixo de marquises e viadutos por uma barraca, graças à solidariedade de uma auxiliar de enfermagem.

Segundo o relato de Freitas, a mulher sempre o encontrava dormindo enrolado em uma lona preta. Ela, então, ofereceu a barraca a ele, que viu no gesto a oportunidade de  amenizar o frio do inverno que se aproxima.

— Ela sempre me dava uns trocados e dizia que eu era limpo, tinha documentos. Aí, num dia de muito frio, ela me viu e perguntou: 'Se eu te der uma barraca você usaria?' Respondi: 'Claro, eu não tenho como comprar, mas iria me ajudar muito'.

Freitas nasceu em Guaíba e mora em Porto Alegre há pouco mais de 15 anos e veio para a Capital em busca de emprego. Sem sucesso, viciou-se em crack, mas hoje se diz "limpo". O único vício ainda é o cigarro, que pretende largar em breve. Já seu destino, e o da barraca, é incerto:

— Por enquanto vou ficar por aqui, é agradável e perto de tudo. Mas, às vezes, o pessoal da Guarda Municipal manda a gente sair. Aí, eu busco outro lugar.

Segundo Freitas, a barraca custou R$ 180 e causa inveja de outros moradores de rua. Quando sai para catar lixo, ele a coloca dentro de dois carrinhos de supermercado que possui e anda pela cidade. No fim da jornada, dorme com fones nos ouvidos escutando reggae no rádio — que também foi presente de um morador da Cidade Baixa.

RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário