Ricardo Bonafé faz questão de mostrar identidade
(Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
Quando questionado sobre a idade que possui, o promotor de eventos Ricardo Airton Bonafé, que mora em Campo Grande, devolve a pergunta em tom de brincadeira. "A verdadeira ou a falsa?", emenda. Nascido em ano bissexto, ele completa 32 anos nesta quarta-feira (29), ou apenas oito, como prefere dizer a amigos e familiares.
Há quem duvide da peculiaridade, mas Ricardo faz questão de mostrar a carteira de identidade com a data que só ocorre a cada quatro anos. Ele conta que já passou por situações cômicas. "Teve uma vez que torci o pé jogando futebol e fui ao hospital. Quando apresentei o documento, a recepcionista achou graça e disse que eu teria de ser atendido na ala infantil", comenta.
Se o aniversário cai em anos regulares, o promotor de eventos costuma comemorar no dia 28 de fevereiro. Em questões burocráticas, como preenchimento de cadastros, a data bissexta não causa problemas a Ricardo. Mas já houve desconfiança da veracidade do documento quando ele quis entrar em uma boate. "Fui barrado porque acharam que a identidade era falsa, por causa da data. Demorou para que eles aceitassem minha entrada", lembra.
Documento mostra que Ricardo nasceu no dia 29
de fevereiro (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
De acordo com o cartório do 9º Ofício de Registro Civil de Campo Grande, não há procedimentos diferenciados para o registro de nascimento de pessoas em 29 de fevereiro, e a data deve ser tratada como qualquer outra.
Para que não ocorram mudanças deliberadas ou acidentais, para os dia 28 de fevereiro ou 1º de março, segundo o 9º Ofício, os cartórios emitem as certidões de nascimento com base na Declaração de Nascido Vivo (DNV) emitida pelas maternidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário