terça-feira, 11 de outubro de 2011

Inaugurada Unidade de Tratamento Intensivo na região do Paranhana


“Este é um momento mágico para nós, pois a três anos atrás quando eu e a vice-prefeita Michelle estivemos aqui no hospital, idealizamos este sonho, sonho este que está se concretizando hoje.” Estas foram as palavras ditas pelo prefeito Délcio Hugentobler nesta segunda-feira, dia 10, na inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, do Hospital Bom Jesus de Taquara. O prefeito Délcio observou que o projeto de governo de sua gestão sempre destacou a recuperação da instituição de saúde e que isso está acontecendo e pode ser visto por toda a comunidade que acreditou que esta era uma meta possível de ser cumprida, com o apoio de toda a comunidade que participou, desde o início deste projeto.


O público presente ao evento, recebeu das mãos da Administração Municipal, do Grupo Mãe de Deus, da Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus, entre tantos outros colaboradores, que nunca esmoreceram nessa longa caminhada até o tão sonhado dia de hoje. “Foi com o propósito de fazer uma união com a comunidade e com a região que possibilitou a reabertura deste hospital, e muitos não acreditaram, e hoje estamos aqui e sabemos que este é o fruto de nossa união. Quando assumimos a prefeitura de Taquara este hospital estava fechado. Quando nós reabrimos, nós abrimos a entidade com apenas 35 leitos, hoje tem 100 leitos e a partir de hoje teremos a UTI.” complementa Michelle Franck Sápiras.


Os recursos para a instalação e obtenção da aparelhagem técnica da unidade de terapia intensiva são oriundos da Consulta Popular regional. Trata-se da única UTI em nossa região, tendo a população que se deslocar para outras cidades incluindo a capital. A abertura da UTI marca uma expansão importante na história do hospital Bom Jesus, já que esteve fechado por um ano e oito meses. Em outubro de 2009 a casa de saúde abriu com 35 leitos, e no decorrer de dois anos contamos com 100 leitos.


Segundo Delmar Backes presidente do COREDE e diretor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, salienta “que os seis municípios do Vale do Paranhana formam um grande município e que todos tem a ganhar com essa união”. A coordenadora da segunda CRS Coordenadoria Regional de Saúde enfatiza a “priorização de redes de atenção e buscar oferecer uma linha de cuidado integral ao paciente”.


De acordo com a Irmã Lúcia Boniatti, Presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus “Devemos primar pela vida desses pacientes, tratando-os com zelo e carinho, não podemos perdê-los.” O secretário municipal de saúde destacou “que a cidade de Taquara está dando certo e está crescendo”. O Ministério Publico, através da Promotora de Justiça Ximena Cardoso Ferreira, destacou “que a instituição acompanhou o anseio da comunidade e agora todos ganham com essa conquista coletiva”. Segundo o diretor do hospital João Schimdt “que foi muito trabalhoso abrir a UTI, sendo que em quase dois anos fechado ele finalmente pode ser aberto e agora junto com a Ala de Convênios que foi inaugurada na sexta-feira dia 7 de outubro com 18 leitos e agora a unidade de tratamento intensivo.


Estiveram na inauguração a presidente do conselho municipal de saúde Elenara Buckmann; prefeitos da Associação do Vale do Paranhana AMPARA, Jackson Schimidt (Igrejinha), Gilda Kirsch (Parobé), Airton Trevizani da Rosa (Riozinho), Rogério Grade (Três Coroas), e Pedro Rippel (Rolante) e demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário