sábado, 13 de agosto de 2011

Governador do Texas lança pré-candidatura à presidência


Rick Perry pode ser um adversário de peso para Barack Obama

"Sou um governador pró-empresários. Serei um presidente pró-negócios", definiu Perry

"Sou um governador pró-empresários. Serei um presidente pró-negócios", definiu Perry (Richard Ellis / AFP)

O governador do Texas, Rick Perry, anunciou neste sábado sua candidatura à disputa pela presidência dos Estados Unidos, esquentando a disputa entre os republicanos para enfrentar o presidente democrata Barack Obama em 2012. Perry fez o anúncio em um comunicado divulgado pouco antes de seu discurso em um encontro de conservadores na Carolina do Sul.

"É hora de fazer a América funcionar de novo. É por isso que, com o apoio da minha família e uma crença inabalável na América, eu declaro hoje a minha pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos", disse Perry. "Os EUA não estão falidos, Washington é que está quebrada", acrescentou, num discurso em que evocou a Deus várias vezes, fez um pedido de silêncio para agradecer aos militares e anunciou uma enxurrada de números positivos sobre emprego e arrecadação fiscal no Texas, como exemplo do que seria capaz de fazer se chegasse à Casa Branca.

Perfil -
O político de 61 anos substituiu o republicano George W. Bush como governador do Texas quando ele se lançou à presidência, em 2000. Dois anos depois, ganhou por votação popular e desde então se manteve no poder com um discurso agressivo, patriota, duro frente a temas sociais e de profunda fé cristã.

Perry é conhecido por ser um crítico veemente do governo federal e um oponente ao aborto e ao casamento gay. Pesquisas de opinião mostram que ele entra na corrida próximo ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, inicialmente favorito para vencer a nomeação republicana. "Sou um governador pró-empresários. Serei um presidente pró-negócios", disse Perry à revista Time, em entrevista publicada na quinta-feira, destacando sua oposição aos impostos.

Adversário - Em suas observações, Perry critica duramente a administração de Obama. "É por isso que nos opomos a uma administração que vê seu papel como o de gastar a herança de nossos filhos em teorias econômicas que têm nos dado uma dívida recorde e deixado muitos desempregados, ameaçando não só a nossa economia, mas a nossa segurança. Nossa dependência de credores estrangeiros e fontes de energia não só compromete a nossa soberania nacional, mas põe em risco o nosso futuro nacional", disse Perry.

(Com agências France-Presse e Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário