segunda-feira, 5 de março de 2012

Campanha do Desarmamento Infantil arrecadou centenas de arminhas de brinquedo em Parobé






Um simples gesto de prevenção plantou a semente da paz na manhã de sábado, dia 3. Diversos pais, avós, tios, entre outros familiares levaram crianças de todas as idades até a Rua Coberta da Praça 1° de Maio em Parobé.

Promovida pela Câmara de Vereadores do município, em parceria com o Interact Clube, a Campanha do Desarmamento Infantil – “Brincando de Um Jeito Legal”, teve como maior objetivo oportunizar a prevenção contra a violência.

Na ocasião, os pequenos puderam trocar brinquedos de cunho vilento como armas, estilingues, jogos de videogame, espadas, por brinquedos educativos e saudáveis. Além disso o grupo de teatro da localidade de Fazenda Pires, “Loucuras do Riso” realizou uma grande apresentação que foi prestigiada por adultos e crianças.

Também participaram animando a garotada o Ministério de Música do Grupo Onda e a Comunidade Católica Kyrios. Soldados da Brigada Militar estiveram entre as crianças explicando seu trabalho e conversando com os pais para explanar sobre os perigos de armas de fogo.

O menino Rodrigo da Luz, de 8 anos, levou uma sacola de brinquedos que recolheu também de seus primos, residentes na cidade de Campo Bom. “Disse pra eles que brincar com isso é errado. Minha mãe também cuida para que eu não brinque com isso”, contou o pequeno.

Foram distribuídos também brindes como balões premiados e guloseimas para quem participasse da oficina de pintura de rosto. “É importante trazê-los para que aprendam o que é errado de uma forma lúdica. Eu como mãe não tinha consciência que presentear uma criança com uma arma poderia ser tão destrutivo futuramente”, comentou a dona de casa Márcio Valinóski, 35 anos, mãe do menino Arthur, de apenas 6 anos.

Para o presidente da entidade interactiana, Arthur Arsênio Schaeffer, 19 anos, a iniciativa busca a conscientização principalmente dos pais que devem dar o exemplo em casa. “Nós como membros do Interact Club estamos felizes por trabalhar junto da Câmara de Vereadores e buscar junto uma prevenção e conscientização para que as crianças de hoje não se tornem parte da criminalidade amanhã”, disse.

Esta ação será permanente na cidade, e segundo o presidente do Legislativo, Altair Machado, Ika, acontecerá nos bairros uma vez ao mês uma mobilização como a realizada no lançamento da Campanha. “As próximas gerações devem continuar não adquirindo arminhas de brinquedo. Vamos fixar esta iniciativa no município devido a sua grande importância”, afirmou Ika durante a solenidade de abertura.

Também serão criados pontos de coleta onde a comunidade poderá depositar os brinquedos e posteriormente será realizada uma destruição simbólica junto à população. “Foi um momento marcante na nossa comunidade e com certeza estamos trabalhando aqui por um mundo melhor”, finalizou o chefe do Legislativo. Participaram também do evento a equipe da Pastoral da Criança e do Rotary Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário